Se quando você escuta falar em tofu torce o nariz, é bom rever os seus conceitos. Na verdade, esse grande bloco branco é altamente nutritivo, ao mesmo tempo que possui baixa caloria. O tofu tem pouquíssima gordura, na verdade tem menos gordura do que a ricota, considerada o queijo de origem animal que possui menos gordura. Além disso, ele traz uma série de benefícios para sua saúde.

O tofu é um bloco branco muito parecido com queijo minas, quase sem sabor e por isso existe muito preconceito ao utilizá-lo na alimentação. Mas ele é perfeito para ser misturado com outros alimentos, absorvendo o gosto de tudo. É riquíssimo em proteínas (principalmente proteína de soja), tanto que vegetarianos usam o tofu para substituir a carne em sua dieta. Muitos até fazem o seu próprio tofu, basta ter um kit que consiste em uma caixa retangular com furos (pode ser de madeira, plástico ou metal), pano de algodão e coagulantes.

Com o kit para fazer tofu em mãos, basta aquecer o leite de soja e adicionar um coagulante, que poder ser cloreto de magnésio e nigari. Em poucos minutos o coagulante separa a proteína de soja da água. Daí é só colocar o pano de algodão (que serve como filtro) sobre a caixa e derramar a mistura no kit. A água vai escoar pelos furos, mas a proteína ficará retida, dando origem ao seu tofu caseiro!

Coloque Tofu no seu cardápio

Embora seja muito utilizado na culinária japonesa, o tofu é originário da China. Há mais de 2 mil anos atrás, os chineses descobriram que misturar sal da água do mar com leite de soja produzia um tipo de coalhada, de textura macia e sabor suave.

No final do século 8, sacerdotes japoneses foram à China estudar o budismo. Trouxeram então a tal coalhada de volta em sua bagagem, por isso o alimento é tão difundido no Japão, onde virou componente na dieta dos monges budistas e ganhou o nome de tofu.

Posteriormente, senhores feudais, nobres e samurais passaram a consumir o alimento, que se tornou popular na era Edo, que começou em 1603 e foi até 1867. Nesses mais de dois séculos o tofu foi integrado de vez na culinária japonesa.

Como é derivado da soja, o tofu retém as mesmas propriedades. 100 gramas de tofu tem apenas 70 calorias, sendo que 7,5 gramas são proteínas (cerca de 12%) e 85% é água. Por ser facilmente digerido, muita gente troca uma dieta de grãos de soja pelo tofu. Os grãos de soja são mais “pesados”, e podem causar flatulência. Com o tofu, não tem esse problema.

O queijo de soja é versátil na culinária. Não deixe que a falta de um gosto mais aguçado afaste você dos benefícios que o tofu traz pra saúde. Muita gente deixa de consumir o tofu quando prova ele puro, mas existem diversas receitas deliciosas e não há limites para criatividade. Você pode colocar tofu em saladas, sanduíches, pode grelhar, assar, amassar, fatiar, cortar em cubos e até fazer pastinhas com outros ingredientes, como cebola e azeite por exemplo.

O segredo é temperar com especiarias do seu gosto, pois o tofu absorve bem qualquer tempero ou sabor de alimentos que são servidos junto com ele (shoyu é sempre um tiro certo). Dá pra fazer desde lanchinhos simples até pratos mais elaborados e sofisticados com o tofu.

Um prato muito popular na China é o tofu recheado com legumes e verduras cozidas, caprichado no shoyu. Conta a lenda que esse era o prato favorito do imperador Zhu Yuahzhang (ele fundou a dinastia Ming), pois lembrava de quando ele passava fome na infância e uma senhora fez justamente essa refeição para ele. O prato fazia parte do cardápio imperial. Lá no final separamos umas receitas bem legais pra você utilizar o tofu, tem até sobremesa.

12 Benefícios do Tofu

Bom, você já sabe que o tofu é uma excelente fonte de proteínas, é pouco calórico e faz bem pra saúde. Na verdade, ele faz muito bem para sua saúde. Confira alguns dos benefícios do tofu.

  1. Mulheres que consomem tofu tem menos chance de ter câncer de mama, pois ele é rico em fitoestrógenos, sustância semelhante ao hormônio feminino;
  2. Tem baixa caloria (cerca de 70 Kcal em cada 100 gramas);
  3. É uma ótima alternativa para reduzir o consumo e consequentemente o nível de gorduras e colesterol. Ele pode diminuir os níveis de colesterol total em até 30%, reduzir os níveis de LDL (colesterol ruim) em até 35-40%, e pode até mesmo aumentar os níveis de HDL (colesterol bom), além de reduzir os níveis de trigliceridios;
  4. Diminui o risco das plaquetas formarem coágulos no sangue, prevenindo problemas cardiovasculares;
  5. Rico em proteínas, principalmente as proteínas de soja. O tofu é uma fonte de proteína tão boa quanto a carne vermelha. 100 gramas de tofu tem 12% de proteínas, enquanto 100 gramas de carne vermelha tem de 16% a 20%;
  6. Fonte de ácidos graxos poliinsaturados e aminoácidos;
  7. Rico em minerais (cálcio, ferro, fósforo, magnésio);
  8. Fonte de vitaminas (B, D, E, F, K);
  9. Previne a ocorrência de doenças crônicas;
  10. As isoflavonas presentes no tofu têm ação anti-inflamatória e antioxidante, assim combatem os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento precoce e doenças degenerativas, como a osteoporose;
  11. Combate os efeitos da TPM;
  12. Combate os efeitos da menopausa.

Receitas com tofu

Linguini com tofu grelhado

Ingredientes:
250g de massa linguini
3 colheres de sopa de azeite
4 dentes de alho picados
1 pitada de malagueta seca picada
200g de tofu fumado
1 pitada de sal integral
½ ramo de salsa fresca picada
água

Preparo:
Cozinhe a massa em água e sal e reserve. Grelhe o tofu com um fio de azeite até dourar. Reserve.
Doure os alhos em azeite em fogo brando numa frigideira anti-aderente. Junta a malagueta e o tofu cortado em tiras finas e mexa. Escorre a massa e junte com tudo na frigideira.
Acrescente a salsa, mexa bem e sirva.

Beringela recheada com tofu e tomate

Ingredientes:
1 beringela cortada longitudinalmente
3 tomates pequenos amassados
1 cebola pequena picada
1 dente de alho picado
100 g de tofu amassado
2 ramos de folhas de agrião
flocos de levedura de cerveja à gosto
azeite virgem extra à gosto
1 pitada de sal marinho com orégáno, alho e alecrim

Preparo:
Retire a polpa da beringela e pique-a. Numa frigideira doure a cebola e o alho no azeite. Junta os tomates e a polpa da beringela e deixe cozinhar um pouco. Acrescente o tofu e os agriões. Tempere com o sal aromatizado e deixe apurar.
Preenche a beringela com este preparado, polvilhe com a levedura e leve ao forno em assadeira untada e tapada com papel de alumínio. No fim pode tirar o papel para dourar.
Acompanhe com um cereal como bulgur ou arroz integral.

Quiche de legumes e semente de chia

Ingredientes:
230g de massa quebrada fresca (1 embalagem)
2 cenouras raladas
1 alho-francês laminado
200g de tofu ralado
salsa fresca picada à gosto
azeite extra-virgem à gosto.
200ml de natas vegetais (soja, espelta, arroz ou aveia)
sementes de chia à gosto
molho de soja (shoyu) à gosto

Preparo:
Doure o alho-francês no azeite em fogo bem brando. Junte a cenoura, o tofu e a salsa e mexa bem. Deixe cozinhar um pouco e acrescente as sementes (não precisa colocar água se manter o fogo baixo e a frigideira tampada). Retire do fogo, tempere com molho de soja e mexa as natas. Deixe esfriar um pouco. Coloque a massa conforme as instruções da embalagem numa forma e derrame o recheio, dobrando as bordas da massa para dentro. Leva ao forno a 180ºC até dourar. Sirva com salada.

Mousse de morango e cacau

Ingredientes:
300g de tofu silken
6 morangos
7 colheres de sopa de açúcar de flores de coqueiro
2 colheres de sopa de cacau cru em pó
1 colher de sopa de sementes de chia

Decoração:
morangos laminados
pepitas de cacau cru
sementes de cânhamo descascadas

Preparo:
Coloque todos os ingredientes no liquidificador até obter uma mistura homogênea.
Derrame em taças individuais e decore. Ponha para gelar.

Nota: o açúcar de flores de coqueiro é menos doce do que outros açúcares como a frutose ou o xilitol e por isso foi usado em mais quantidade. Você pode substituir por mel, açúcar mascavo, rapadura ou outros.

Fonte das receitas: http://www.centrovegetariano.org/receitas

Comente através do Facebook