O corpo humano é formado por cerca de 70% de água, sendo portanto este o principal componente das células. Aí você pode se perguntar: com tanta quantidade de líquido ainda é preciso beber água diariamente e em grande quantidade? Sim, é preciso. Sabe-se que o ser humano pode ficar semanas sem comer, porém após cerca de 36 horas sem água o organismo começa a entrar em colapso, por isso ao passar de três a cinco dias sem ingerir líquidos a pessoa pode morrer.

É uma substância química composta de hidrogênio e oxigênio . Sua fórmula é H2O (duas partículas de hidrogênio e uma de oxigênio) e é a molécula mais abundante no planeta: em seu estado líquido, preenche 71%, além de estar presente também na atmosfera como vapor, e nos polos, em seu estado sólido.

Uma das funções da água é transportar nutrientes, oxigênio e sais minerais para o nosso organismo. A água também está em todas as secreções (como o suor e a lágrima), nos sistemas respiratório, digestivo e nervoso, no plasma sanguíneo, nas articulações (ela é responsável por 20% dos ossos), na urina e na pele.

A água regula as funções do organismo, por isso a falta de água pode causar problemas nos rins, como cálculos renais por exemplo. Ela pode provocar ainda desidratação, sendo que os casos mais graves acontecem com as crianças e os idosos que se encontram doentes. Se o caso for grave e não houver socorro a tempo, a desidratação pode até matar. Outra desvantagem para quem não bebe água com regularidade é a sensação de cansaço e fadiga. O intestino e a pressão sanguínea também se tornam irregulares. A falta de água também contribui para o inchaço do corpo e pode causar cãibras.

Muitas pessoas bebem água somente para tomar remédios e esquecem de que o hábito de beber água deve ser constante, ou seja, diário. Por isso, a recomendação é que se beba, no mínimo, 2 litros de água por dia. Segundo os especialistas, não se deve esperar ter sede para beber água, ela deve ser ingerida várias vezes ao longo do dia. Aliás, nos dias muito quentes ou quando a carga de exercícios é maior, a recomendação é a ingestão de pelo menos 4 litros de água, já que há muita perda de liquido por causa do suor. É preciso lembrar também que a água não deve ser somente bebida no verão, é importante continuar consumindo água com regularidade durante o inverno, mesmo porque a percepção de sede diminui e muita gente reduz a quantidade de água a ser ingerida diariamente durante essa época do ano.

Uma dica para quem não gosta de beber água é aromatizá-la. Coloque frutas frescas ou ervas aromáticas como hortelãde colocar folhas de hortelã, maracujá, assim a água ficará com um sabor mais agradável ao gosto dos mais resistentes.

Para fazer a água aromatizada, coloque as frutas ou ervas e deixe a bebida deve descansar na geladeira por algumas horas antes de consumí-la. 

Água também para a beleza

Mas, não é somente para a nossa sobrevivência que a água é importante, ela também ajuda a manter a saúde e a beleza da pele, que é a primeira a sofrer os efeitos da falta de água. Isso porque a desidratação provoca a diminuição do tônus, textura e elasticidade, tornando a pele mais seca. Assim sendo, uma pele bem hidratada elimina as toxinas do organismo com maior facilidade e fica com aparência mais saudável. Cabelos fracos são outro indício de que o corpo não está sendo hidratado corretamente.

Você sabe como descobrir se sua pele está hidratada? É muito simples. Você deve levantar uma das maçãs do rosto com um dedo e observar se na parte superior há algum sinal de estrias. Se você notar que há estrias na região, este é um sinal de que a pele não está saudável e que você deve aumentar o consumo de água e passar mais cremes hidratantes na pele.

Para quem deseja emagrecer, beber água é uma ótima solução, já que o seu consumo induz a sensação de saciedade, fazendo com que a pessoa demore mais tempo para voltar a ingerir alimentos. No entanto, a recomendação é que se beba água antes e durante o intervalo das refeições. Há pessoas, no entanto, que gostam de beber um copo de água fria logo após a refeição. Esse hábito deve ser evitado, já que a bebida solidifica o alimento gorduroso que se acabou de comer, retardando a digestão. Nesse caso, se for inevitável beber água após a refeição, a dica é tomar água morna, ou então água natural. Com a correria do dia a dia, às vezes é complicado beber água, por isso o ideal é que as pessoas carreguem sempre uma garrafinha de água na bolsa. Assim, será mais fácil hidratar o corpo ao longo do dia.

Vantagens de se beber água

As mulheres ainda se preocupam mais com a beleza do que os homens (apesar do grande crescimento do mercado masculino de beleza). Elas gostam de estar com a pele lisinha, não gostam de ver as rugas de expressão surgindo e nem das temidas celulites. Por isso, quem quer retardar as marcas do envelhecimento, uma dica saudável é beber água. Confira então as principais vantagens de se beber água diariamente. Com certeza depois de conhecer os benefícios da água você irá incluir a ingestão de água com mais frequência no seu dia a dia.

  • Ajuda no combate à celulite – Um dos maiores temores das mulheres, a celulite, pode ser combatida com a ajuda da água, já que ela elimina as impurezas do organismo, facilita a evacuação e melhora a circulação sanguínea. Por causa disso, a água evita o aparecimento da celulite.
  • Disfarça as rugas – Outra preocupação com relação à beleza é o surgimento de rugas de expressão, que aparecem com mais intensidade à medida em que envelhecemos. A água hidrata a pele, tornando-a mais firme, e, por isso, as rugas se tornam menos perceptíveis.
  • Mantém o equilíbrio corporal – A absorção dos nutrientes, que são necessários ao equilíbrio da pele, é favorecida quando se consome água adequadamente. O líquido também é o responsável por estimular o intestino e, consequentemente, eliminar as toxinas impedindo que o seu acúmulo seja refletido na pele.
  • Ajuda a rejuvenescer – Aliada aos cremes hidratantes, a água ajuda a deixar a pele mais bonita e saudável. Enquanto que os cremes atingem a camada superficial da derme, a água hidrata as camadas mais profundas da derme.
  • Ajuda a eliminar os inchaços – A água ajuda a melhorar a circulação sanguínea, por isso, ao beber água ao longo do dia, o organismo retém menos sódio, responsável pelos inchaços.
  • Contra o envelhecimento – Para que haja a renovação e o bom funcionamento das fibras de colágeno, responsáveis pela sustentação da pele, a dica é beber água.
  • Ajuda a emagrecer – Além da prática de atividades físicas regulares, quem quer emagrecer deve beber água. Ela deve ser consumida antes e entre as refeições, pois ajuda a aumentar a sensação de saciedade. A água auxilia ainda no processo de digestão.
  • Manter a aparência – A água contribui para o bom funcionamento do sistema imunológico, no equilíbrio hormonal e na manunteção celular e dos órgãos.
  • Unhas e cabelos hidratados – As mulheres são muito vaidosas e gostam de estar sempre com as unhas bonitas e os cabelos lindos e brilhantes. Quando o corpo está hidratado, isso se reflete no aspecto das unhas e do cabelo.
  • Fonte de beleza – Ao beber água constantemente, os níveis nutricionais do sangue são controlados e a absorção dos nutrientes é facilitada, favorecendo assim o equilíbrio celular.
  • Auxilia os rins – Para o bom funcionamento dos rins, é necessário uma boa hidratação. Simples assim.
  • Melhora o funcionamento intestinal e diminui infecções.

Então, que tal um copo d’água agora?

Comente através do Facebook