Afinal de contas, é quinoa ou quinua? Ambos estão corretos, porém, mais importante do que a grafia são os benefícios que esse “pseudo cereal” pode trazer para sua saúde. A quinoa chegou ao Brasil para ser usada no lugar do trigo, principalmente para se produzir a farinha de trigo. Logo a semente foi incorporada na nossa culinária, sendo consumida como óleo ou in natura em vários pratos. Suas formas em flocos ou em pó (farinha) são umas das mais preferidas, pois podem ser consumidas de várias maneiras, como em vitaminas, sucos, saladas e até direto no prato de comida.

A quinoa não contém glúten e é muito rica em proteínas e outros nutrientes. Na verdade, ela é tão nutritiva que a ONU e a Academia de Ciência dos EUA já chegaram a compará-la ao leite materno em algum nível.  A semente de quinoa tem a quantidade ideal de proteínas, gorduras, carboidratos e calorias para nosso organismo.

Os Nutrientes da Quinoa

O apelido de pseudo cereal se dá por conta da quinoa ser tão nutritiva quanto outros cereais como arroz e trigo. Muito consumida nos Andes, ela possui todos os aminoácidos essenciais para o nosso organismo.

A quinoa é uma fonte rica de ácidos graxos como ômega 3 e 6, ferro, cálcio, fósforo, zinco, ácido ascórbico e vitaminas do complexo B como tiamina (B1), riboflavina (B2) e niacina (B3).

Confira a tabela de nutrientes em cada 100 gramas de quinoa:

Calorias (Kcal) 336
Carboidratos (g) 68,3
Proteínas (g) 12,1
Lipídios (g) 6,1
Água (g) 10,8
Fósforo (mg) 302
Cálcio (mg) 107
Fibras (g) 6,8
Ferro (mg) 5,2
Tiamina (mg) 1,5
Niacina (mg) 1,2
Riboflavina (mg) 0,3
Ácido Ascórbico (mg) 1,1

Benefícios da Quinoa

A quinoa ajuda nossos sistemas imunológico, nervoso e cardiovascular. O ômega 3 e 6 da quinoa ajudam a controlar nosso colesterol e a regular a pressão arterial, o que previne problemas cardiovasculares

Como é rica em proteínas e carboidratos, a semente é uma boa pedida para vegetarianos e para quem gosta de uma boa malhação, já que ela auxilia no fortalecimento e manutenção muscular e aumenta a disposição. Além disso, ela ajuda nossa estrutura óssea, prevenindo o aparecimento da osteoporose.

Ela também é amiga das mulheres, pois seus fitoestrogênios emulam a ação dos estrogênios no organismo feminino, aliviando os sintomas da TPM e menopausa. Como tem propriedades antioxidantes, combate o envelhecimento precoce e ainda ajuda cabelos, pele e unhas.

Como a quinoa também é rica em fibras ela pode ser uma aliada e tanto em dietas, pois confere aquela sensação de saciedade depois de consumida, além de proporcionar um bom funcionamento do intestino. Quem tem doença celíaca também pode consumir a quinoa pois ela não tem glúten.

Incluindo a Quinoa na Sua Alimentação

Não é difícil incluir a semente na sua alimentação diária. Como ela é vendida em flocos ou em pó, basta incluir duas colheres por dia no alimento que preferir. Você pode fazer vitaminas, sucos, saladas, colocando o pó junto dos outros ingredientes, ou mesmo salpicar no seu prato de comida como se fosse uma farinha.

Se quiser dá até para substituir a farinha de trigo pela farinha de quinoa, fazendo bolos, pães, biscoitos, tortas e muito mais. Basta substituir a farinha de trigo na mesma proporção pela farinha de quinoa, elas se equivalem.

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