Será que um fungo faz bem para nossa nutrição e saúde? Ok, pode parecer uma pergunta estranha, mas no caso do levedo de cerveja (ou levedura de cerveja), ou Saccharomyces cerevisiae se preferir, a resposta é sim! Esse fungo que cresce no lúpulo e essencial para a fabricação de cerveja possui vários nutrientes e faz um bem danado para nossa saúde.

Além de possuir muita proteína (praticamente metade do peso do levedo é de proteína), o levedo de cerveja ainda é rico em fibras, vitaminas do complexo B, como B1, B2, B3, B6 (tem B12, mas em pequena quantidade) e folato. Pra completar, a lista de minerais também é excelente, com ferro, magnésio, cromo, zinco, selênio, fósforo e potássio.

Nosso organismo precisa de proteínas para se desenvolver e se reparar, além de se proteger contra possíveis infecções e produzir hormônios e enzimas fundamentais. Já as vitaminas do levedo são importantes para a produção de energia e ajudam nas funções cerebrais, além de ajudarem na beleza, pois fazem bem para os cabelos, unhas e pele (melhorando eczemas, casos de acne e até psoríase). O complexo B ainda alivia o cansaço (mental e físico), ajudando a diminuir o estresse e a termos uma boas noites de sono. Isso sem falar nos benefícios para o sistema digestivo e função hepática – vitaminas B ajudam a queimar gordura.

Além do ferro, fósforo, zinco e outros minerais, o cromo presente no levedo de cerveja auxilia a regular a glicose no sangue, enquanto o selênio ajuda na sintetização de enzimas essenciais como a glutationa, que tem ação antioxidante. As fibras presentes no levedo ainda ajudam a diminuir os níveis de colesterol.

Levedura de cerveja não engorda

Com todos esses benefícios atraentes, só faltava o levedo engordar. Mas não se preocupe, ele não engorda. Na verdade, ajuda a perder peso. Como é rico em proteínas e fibras, ingerir o levedo ajuda na sensação de saciedade, além de regular nosso sistema digestivo, queimar gorduras e regular níveis de colesterol e glicose.

Porém, nenhum alimento é milagroso, muito menos o levedo. Não pense que pode comer de tudo e o levedo de cerveja vai “limpar” toda besteira que você ingeriu. Você precisa ajudar se quiser aproveitar todos os benefícios dele. Uma alimentação balanceada, saudável e exercícios físicos são essenciais.

Benefícios do levedo de cerveja

Já vimos que as proteínas, fibras, minerais e vitaminas presentes no levedo de cerveja trazem diversos benefícios. Confira uma lista sintetizada deles:

  • bom para as funções cerebrais, melhorando a memória e o cansaço mental
  • alivia o cansaço físico, o estresse e a ansiedade e ajuda o sono
  • regula o sistema intestinal, ajuda o bom funcionamento do fígado
  • queima gorduras e desintoxica o organismo
  • reforça nosso sistema imunológico
  • tem ação antioxidante
  • fortalece os cabelos e unhas
  • faz bem para pele, além de melhorar eczemas, casos de acne e até psoríase
  • regula níveis de colesterol e glicose
  • ajuda a emagrecer

Como consumir o levedo de cerveja

O levedo de cerveja pode ser consumido em forma de pó, flocos, cápsulas ou comprimidos. Fácil de encontrar em mercados, lojas de produtos naturais e farmácias, basta escolher a forma mais prática para você.

Para aproveitar todos os benefícios do levedo, o recomendado é ingerir 1 ou 2 colheres de sopa diariamente. Embora possa ser ingerido puro, o ideal é acrescentar à comida. Fez uma sopa? Salpique a colher em cima dela antes de comer. O mesmo vale para qualquer outro prato, além de leite, iogurtes, sucos, etc. Em último caso, se não gostar de ingerir o pó puro, misture com água. Lembre-se que se é praticidade que procura, você pode comprar o levedo de cerveja em comprimidos ou cápsulas.

Não consuma mais do que o recomendado, em caso de dúvidas procure um médico ou nutricionista. O consumo exagerado pode provocar enjoos, diarréia e gases. Além disso, o levedo contém tiramina, o que pode levar a uma crise hipertensiva para quem toma medicamentos inibidores da MAO. Diabéticos que usam medicação devem ter cuidado, pois ele pode reduzir a glicemia no sangue. O alto teor de nucleotídeos ricos em purina pode afetar quem tem problemas renais e ácido úrico alto. Mulheres que estão grávidas e em fase de amamentação também não devem exagerar no consumo. Outros problemas podem aparecer caso a pessoa seja alérgica ao levedo de cerveja e não saiba.

Levedo de cerveja para musculação e dieta vegetariana

Como é rico em proteínas e ajuda a reduzir o cansaço, o levedo de cerveja é um bom aliado da musculação. Além disso, auxilia no crescimento e na reparação muscular e celular (hipertrofia). Consumir o levedo ajuda a recuperação do organismo e musculatura depois do treino.

Outro lado positivo é que para quem treina pesado, o levedo permite ingerir minerais, vitaminas, fibras e proteínas sem a necessidade de ingerir mais carboidratos ou gorduras. As proteínas evitam lesões musculares depois dos treinamentos.

Como praticamente metade da levedura é composta de proteína, ela contém todos os aminoácidos essenciais que nosso organismo não sintetiza, mas que são necessários para nossa nutrição. Por isso o levedo é uma fonte de proteínas excelente, principalmente para quem é vegano ou vegetariano e não ingere a quantidade proteica necessária.

Suco de levedura de cerveja

Se quiser algo diferente para consumir sua dose diária de levedo de cerveja, que tal experimentar um delicioso suco energizante? Misture o levedo com maçã, pepino, beterraba e espinafre para potencializar os benefícios. Além de hidratar nosso organismo, o suco é praticamente um “elixir” contra o cansaço físico e mental.

Ingredientes:

  • 1 beterraba
  • 100 g de pepino (pode ser com ou sem casca)
  • 2 maçãs
  • folhas de espinafre (você controla a quantidade)
  • 1 colher de levedo de cerveja

Modo de preparo:

Coloque tudo em uma centrífuga ou mixer, depois basta jogar o levedo por cima e misturar.
Um copo de 250 ml possui em média 110 calorias, menos de 1 g de gordura, 22 g de carboidratos e 4 g de proteínas.

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