Quem nunca ouviu falar pode até estar achando esse artigo meio estranho e se perguntando: “Leite de banana? Como assim?”. Pois é, ele existe. Se você não conhece, está mais do que na hora de conhecer esta receita barata e nutritiva.

Os leites vegetais não são novidade, já existem vários tipos que são facilmente encontrados em lojas de produtos naturais e supermercados. Leite de aveia, leite de soja e leite de coco já são bem conhecidos há anos, mas existem outros, como o leite de amêndoas, de gergelim, de arroz, de castanha do Pará, nozes, amendoim e até de alpiste!

O leite de banana é mais um que entra nesta lista. O custo é baixo, é simples de ser feito e ainda traz diversos benefícios para saúde por ser rico em vários nutrientes, como vitaminas do complexo B e potássio.

Os Benefícios do Leite de Banana

O leite de banana é uma excelente opção para quem não pode consumir leite de animais, seja por conta da intolerância à lactose ou por escolha pessoal mesmo, como no caso de vegetarianos ou quem quer fazer dietas onde o leite de vaca não entra.

Sabemos que a banana é uma fruta que faz muito bem para nossa saúde. Ela é rica em potássio, ferro, zinco, fluoreto, manganês, magnésio, vitaminas A, B6, C, além de frutose, sacarose e glicose. Ela ainda tem fibras e uma quantidade menor de proteínas e gorduras.

A banana é muito usada por quem faz exercícios físicos, pois ela dá muita energia e evita câimbras e dores musculares. 100 gramas da fruta geram cerca de 90 calorias. Ela é rica em carboidratos e tem baixo teor de gordura, suas fibras trazem sensação de saciedade e ajudam a regular o intestino, por isso é uma fruta ótima para dietas.

Além de dar energia, a banana também é conhecida por melhorar nossa disposição e humor, pois contém triptofano, aminoácido que reduz a hiperatividade, melhora nosso humor e nos relaxa, o que ajuda a ter uma boa noite de sono. Para completar, a banana ajuda a controlar a pressão arterial, é bom para as vistas, previne a anemia e ajuda a fortalecer os ossos.

O leite de banana só não é recomendado para diabéticos e pessoas em dieta de restrição de carboidratos. Na dúvida, consulte o médico e nutricionista.

Receita de Leite de Banana Caseiro

O leite de banana pode ser feito em casa sem dificuldade. Além de ser fácil de fazer, sai mais barato que outros leites que você compra no supermercado. O leite pode ser consumido puro, em vitaminas e até em outras receitas como bolos e outros doces.

Para fazer, basta ter em casa uma banana! Sim, isso mesmo. A banana pode ser prata, nanica, maçã ou ouro, você escolhe. Coloque no liquidificador junto com 1 xícara de água e bata até virar um líquido espumoso. Essa receita dá um copo de leite de banana.

Você pode incrementar seu leite com um pouco de canela em pó e gotas de essência de baunilha. Nada de colocar açúcar, pois a banana é uma fruta muito doce e já contém muita sacarose. Tem gente que até coloca um pitada de sal na receita quando a banana está muito doce, mas é questão de gosto.

Comente através do Facebook