• Tipos de Gorduras:
  • Gorduras Monoinsaturadas
  • Gorduras Poliinsaturadas
  • Gorduras Saturadas
  • Gorduras Trans

Todos os alimentos são importantes para o nosso organismo, já que não existe um alimento que reúna todos os nutrientes que são indispensáveis à nossa saúde. Por isso, deve-se consumir carboidratos, proteínas, vitaminas, minerais e gorduras (lipídios). Sim, as gorduras são importantes para o nosso corpo, pois são precursoras de hormônios, fazem parte da constituição de membranas celulares, na transmissão de impulsos nervosos, exercem papel fundamental no sistema imunológico e na preservação do calor corpóreo através da camada subcutânea de gordura, pois agem como isolante térmico do corpo, protegendo os órgãos internos. Além do mais, o corpo necessita de gorduras para que ele absorva as vitaminas A, D, E e K. Só que devem ser consumidas com moderação, já que todos os tipos de gorduras são ricos em calorias.

Os alimentos naturais e os processados (industrializados) contêm vários tipos de gordura. Algumas aumentam o HDL, enquanto que outros exercem o efeito contrário, já que aumentam o nível de LDL. Ou seja, é preciso ficar atento ao tipo de gordura e a quantidade a ser consumida. Isso porque se o consumo do tipo errado de gordura for feito com muita frequência, ou seja, em excesso, aumenta a possibilidade de a pessoa desenvolver um quadro de excesso de peso e obesidade.




Existem quatro tipos de gorduras: monoinsaturadas e poliinsaturadas, saturada e trans. Mas como saber, por exemplo, qual o tipo e a quantidade de gordura de um alimento? É fácil. Basta verificar a tabela de informação nutricional que vem no rótulo da embalagem.

Tipos de gorduras

Gorduras insaturadas – Auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares. Isso porque ao elevar o HDL e diminuir o nível do LDL, são reduzidos os níveis de triglicerídeos e o colesterol. Assim, ao diminuir a formação e manutenção de placas de gordura no sangue, as chances de a pessoa sofrer pressão alta, infarto ou derrame cerebral são reduzidas. Mas, que tipo de alimentos contêm gorduras insaturadas? Elas estão presentes no azeite de oliva, castanhas, semente de linhaça, amêndoa, castanha-do-pará, abacate, óleo de canola e de milho, e determinados peixes, como salmão, atum, truta e cavala.

Óleos de origem vegetal, utilizados no preparo das refeições, suprem as necessidades diárias de gordura insaturada. No entanto, é preciso tomar cuidado para não exagerar, e equilibrar a quantidade de gordura insaturada com outros tipos de nutrientes, já que as gorduras também são fontes de calorias e, por isso, podem desencadear um processo de sobrepeso e obesidade.

Existem dois tipos de gorduras insaturadas: monoinsaturada e poliinsaturada, além de gorduras saturadas e trans. Confira algumas características de cada uma delas.

  • Gorduras Monoinsaturadas – As gorduras monoinsaturadas permanecem na forma líquida quando se encontram à temperatura ambiente, mas solidificam quando refrigeradas. As gorduras monoinsaturadas são benéficas para o organismo, pois ajudam a reduzir os níveis de colesterol LDL no sangue, sem diminuir os de colesterol HDL. Elas podem ser encontradas no abacate, óleo de canola, azeite de oliva, óleo de girassol, óleo de gergelim, açaí e frutas oleaginosas (amendoim, castanhas, nozes, amêndoas, etc.).
  • Gorduras Poliinsaturadas – As gorduras poliinsaturadas encontram-se normalmente na forma líquida, independentemente da temperatura à qual estão armazenadas. Podem ser encontradas nos peixes, óleos vegetais (girassol, soja, milho, canola, açafrão, algodão, gergelim, etc.) e nas frutas oleaginosas (castanhas, nozes, avelãs, etc.).
  • Gorduras saturadas – Em temperatura ambiente, esse tipo de gordura apresenta-se em estado sólido. Elas são encontradas principalmente em produtos de origem animal, como nas carnes vermelhas e brancas (principalmente gordura da carne e pele das aves), leite e derivados integrais (manteiga, creme de leite, iogurte, nata), azeite de dendê, óleo e derivados de côco, bacon, banha de porco, óleo de algodão.
  • Gorduras trans – As gorduras trans são formadas através de um processo químico chamado de hidrogenação. Nesse processo, os óleos vegetais líquidos são aquecidos e transformados em ácido graxo trans, uma gordura sólida. Na indústria de alimentos, eles recebem o nome de gordura vegetal hidrogenada. Mas, por que a indústria se interessa por esse tipo de gordura? Porque ela ajuda a aumentar a validade do produto, melhora a consistência e o sabor dos alimentos, além de poder substituir os óleos feitos com gordura animal.

Cuidados com gorduras saturadas e gordura trans

Segundo a Organização Mundial da Saúde, as pessoas devem limitar o consumo de gorduras saturadas, pois elas aumentam o colesterol LDL, que, ao se depositar nas artérias, aumentam o risco de problemas cardíacos, como infarto. Esse tipo de gordura também está associado a problemas de obesidade e arteriosclerose. Assim sendo, quanto menor for a ingestão de alimentos com gorduras saturadas, melhor para o organismo.

Alimentos com gorduras trans devem ser evitados, isso porque esse tipo de gordura aumenta o colesterol LDL e reduz o HDL. Estudos indicam ainda que o maior consumo de gorduras trans está ligado ao desenvolvimento de doenças do coração.

As gorduras trans são encontradas em alimentos industrializados, biscoitos, frituras, bolos, pães, doces, sorvetes, salgadinhos, margarinas, etc, e alimentos de origem animal (carnes gordas, leites integrais), mas em pequenas quantidades. Assim sendo, por não ser uma gordura boa para o organismo, o ideal é que as pessoas dêem preferência a alimentos mais naturais.

Mas como identificar se o alimento contém ou não gordura trans? É simples, basta verificar as informações nutricionais e os ingredientes que constam no rótulo da embalagem. Se houver indicações como “gordura hidrogenada” ou “parcialmente hidrogenada”, “óleo vegetal hidrogenado” ou “parcialmente hidrogenado” é porque o alimento apresenta gordura trans na sua composição.

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