A cebola está presente no nosso dia a dia e é considerada um tempero para feijão, arroz e diversos outros pratos, além de ser parte integrante das saladas. Para muitas pessoas, cebola crua nem pensar.

Além do sofrimento que é comer cebola crua para alguns, picar uma cebola também pode nos levar às lágrimas por conta da liberação de enxofre quando estamos cortando-a. O enxofre entra em contato com a água dos nossos olhos causando irritação, daí produzimos lágrimas para tentar “lavar” os olhos.

Mas saiba que a cebola é altamente nutritiva e faz um bem danado para o organismo. Você conhece todos os benefícios que essa hortaliça pode trazer para nossa saúde?

Comer Cebola Faz Muito Bem

Se você é daqueles que cata cada pedacinho de cebola da comida, está na hora de rever os seus conceitos. O valor nutricional da cebola é alto, ela é rica em fibras, vitaminas A, C e do complexo B, ferro, zinco, cálcio, magnésio, manganês e ainda possui polifenóis e flavonoides (propriedades antioxidantes).

Segundo pesquisas, pessoas que comem pelo menos o equivalente a uma cebola por semana têm menos chances de desenvolver alguns tipos de câncer como próstata, intestino e estômago.

Outras pesquisas dão conta que a proporção de cebola ingerida pode aumentar ainda mais essa proteção. Se a pessoa consome duas cebolas semanalmente ela pode diminuir cerca de 50% o risco de câncer de laringe, 25% de rins e 40% de ovário.

Mais cebola significa ainda mais benefícios: uma por dia pode diminuir o risco de câncer de boca em quase 90% e o de colo retal em mais de 50%.

Também é bom saber que até a casca da cebola é importante. Ela contém quercetina, um flavonoide com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. A casca pode até ser usada para alisamento e nutrição dos cabelos.

Veja os benefícios da cebola:

  • Antisséptica e antibacteriana: a cebola pode ser aplicada diretamente na pele para inibir a proliferação de micro organismos e fungos. Como tem quercetina (um flavonoide) ela pode agir como um antibactericida, inibindo germes e bactérias causadores da cárie e da doença de goma.
  • Anti-inflamatória e antioxidante: além de ajudar o organismo a combater inflamações, a cebola possui propriedades antioxidantes, o que significa que ela ajuda no combate aos radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce, ajudando a manter a elasticidade da pele e a beleza das suas unhas e cabelos.
  • Circulação e coração: a cebola também regula o colesterol, ajudando a boa circulação e prevenindo problemas cardiovasculares como aterosclerose, tromboses, AVCs e problemas cardíacos. O potássio ajuda a eliminar líquidos, o que contribui para regular a pressão alta, além de ajudar os rins, prevenindo a formação de pedras (cálculos renais).
  • Desintoxicação e emagrecimento: além do potássio ajudar nossa pressão arterial e rins, ele promove a eliminação de líquidos. Seus aminoácidos ajudam na desintoxicação do organismo, enquanto suas fibras ajudam na digestão e na regulação do intestino.
  • Ossos e tecido conjuntivo: o cobre da cebola fortalece os ossos e previne a osteoporose, principalmente em mulheres na menopausa. O enxofre auxilia na formação do nosso tecido conjuntivo.
  • Resfriados e sistema respiratório: vitaminas A e C ajudam a prevenir gripes e resfriados, juntamente com a alicina que combate a entrada de germes e micróbios, enquanto o alto teor de enxofre alivia os sintomas da asma e bronquite. Como é expectorante ajuda a eliminar catarro e aliviar tosses.
  • Anemia: altamente nutritiva, a cebola ainda contém muito ferro, fósforo e vitamina E, ajudando o organismo a fabricar glóbulos vermelhos.
  • Sistema nervoso: vitamina B e potássio ajudam os neurotransmissores enquanto o magnésio melhora nossa musculatura e sistema nervoso. Por isso ela é indicada para quem é adepto de exercícios físicos.

Xampu de cebola

A cebola ainda é conhecida por ajudar na saúde dos cabelos. Seu sumo pode ser aplicado diretamente no couro cabeludo, pois melhora a circulação sanguínea, promovendo a irrigação capilar. Ainda pode ser usada para combater a caspa e infecções no couro cabeludo.

Para usufruir das propriedades nutritivas da cebola no cabelo a recomendação é fazer um xampu de cebola. Basta picar uma cebola e bater no liquidificador, adicionando um pouquinho só de água.

Use um coador para colocar a cebola batida dentro de um xampu que você já use. Durante a lavagem do cabelo tente usar água fria e deixe na cabeça entre 3 e 4 minutos antes de enxaguar.

Chá de cebola

Outra dica para sua saúde é o chá de cebola. Com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes o chá pode ser usado no caso de gripes, resfriados, inflamações de garganta e outras doenças respiratórias. O chá ainda ajuda a desintoxicar o organismo, eliminar líquidos e a regular o colesterol.

O chá pode ser feito com uma infusão de pedaços de cebola ou somente com sua casca, que é rica em quercetina, um tipo de flavonoide. Se preferir, faça um chá com a cebola e sua casca junta!

Ferva tudo junto em uma xícara de água, depois coe e adoce preferencialmente com um adoçante natural, como mel, principalmente no caso de gripes e outros problemas respiratórios. A recomendação é de até três xícaras por dia.

Comente através do Facebook