É difícil encontrar alguém não sofra ou que pelo menos não conheça alguém que sofra de depressão, ansiedade, ou algum outro problema que necessite do uso de tranquilizantes ou calmantes. Infelizmente, devido ao estilo de vida atual, esse tipo de problema vem crescendo no mundo todo. Há vários medicamentos que servem para tratamento desses casos, sendo que boa parte deles é tarja preta, ou seja, precisa de um receituário médico especial para que possa ser adquirido nas farmácias. Todos sabem dos problemas que esses medicamentos causam, principalmente a dependência química. Mas há uma alternativa para isso, os calmantes naturais, vendidos em cápsulas ou até mesmo líquidos. Esses prometem causar menor prejuízo ao organismo e ajudar a pessoa a controlar as crises de ansiedade, sem fazer uso de medicamentos muito fortes.

Existem alguns chás e alimentos que prometem ajudar a acalmar a mente se forem colocados na alimentação diária. Se você é uma pessoa ansiosa ou está passando por uma fase complicada em sua vida, na qual está difícil relaxar um pouco, tentar controlar isso de maneira natural, é uma alternativa interessante e que pode ajudar a evitar os medicamentos tarja preta. É importante lembrar que os fitoterápicos vendidos em farmácia são cientificamente comprovados, ou seja, suas ações são exatamente as que estão relatadas na bula.

Já os florais e as homeopatias, embora muito recomendadas – e para algumas pessoas muito benéficas – não têm nenhuma comprovação científica, ou seja, ninguém conseguiu provar por meio de experimentos científicos que elas sejam realmente eficientes.

Lista de calmantes naturais

  • PAPOILA –  a semente funciona como um ótimo relaxante do sistema nervoso, podendo ser usada no caso de ansiedade.
  • CAMOMILA – essa planta é uma das mais populares dentre os calmantes naturais. Um chá de camomila ajuda a ter uma melhor noite de sono. Contem cânfora, tanino e ácido antêmico. O seu uso é tão difundido que há travesseiros feitos com enchimentos de flores de camomila, para ajudar a melhorar as noites de sono.
  • GINSENG – bom para acabar com o stress é vendido em pó nas farmácias fitoterápicas.
  • CIDREIRA (CAPIM-LIMÃO) – outro chá muito saboroso e comum que ajuda a acalmar crises nervosas.
  • CENOURA  – colocar a cenoura na alimentação diária ajudará a combater as crises de ansiedade.
  • ERVA-DOCE – além de deliciosa, a erva-doce é um ótimo tranquilizante que pode tanto ser ingerido juntamente com diversas receitas, quanto como chá.
  • TÍLIA – ajuda a dormir melhor, diminuir a tensão e acalma.
  • VALERIANA – deve se usar as folhas para fazer chá e ajuda a diminuir a ansiedade. Quando o chá é feito da raiz da planta, ele ajuda a diminuir o nervosismo, dormir melhor, combater a ansiedade e relaxar.
  • ALFACE – com suas folhas calmantes, pode tanto ser colocado na alimentação, quanto para se fazer chá.
  • ARRUDA – ajuda a controlar a ansiedade, atuando com tranquilizante.
  • ALFAZEMA – controla a ansiedade e combate a insônia.
  • ABACATE – é rico em vitamina B e ajuda a manter a calma. Deve ser consumido no meio da alimentação.
  • FRUTAS VERMELHAS – ajudam a combater o estresse por serem ricas em vitaminas.
  • MELISSA – é o mesmo que erva cidreira e um ótimo calmante. Se você tem dificuldade de dormir, meia hora antes de deitar, beba um chá quentinho de erva cidreira que o sono será muito melhor.
  • ERVA DE SÃO JOÃO – ótimo antidepressivo. Sua ação é cientificamente comprovada.  Recomenda-se a ingestão de três xícaras do chá dessa planta por dia ou de acordo com a orientação médica.
  • PASSIFLORA – vinda do maracujá, essa substancia está presentes em diversas formulações fitoterápicas, atuando no combate de crises de ansiedade e de crises de depressão. Possui ação analgésica, anti-espasmódica, relaxante, antidepressiva, sedativa e hipotensora. Perfeita para quem está muito ansioso ou tem dificuldade para dormir.

Receitas com calmantes naturais

  • Camomila com maracujá: essa mistura é perfeita para combater insônia e é muito fácil de ser preparada. Basta colocar em um copo de liquidificador, uma xícara de chá de camomila e meia xícara de chá de polpa de maracujá. Acrescente um copo de água gelada, gelo a vontade e mel ou adoçante, na quantidade que preferir. Bata bem, coe e sirva em seguida. Faça isso de noite, para ajudar a relaxar e a dormir melhor.
  • Cidreira com maracujá: Perfeito para quem está muito nervoso ou sofre com a ansiedade. Prepare uma xícara de chá de erva cidreira, usando dois saquinhos, para que fique bem forte. Bata com a polpa de um maracujá grande, no liquidificador. Coloque gelo e bata novamente. Coe e beba em seguida você pode adoçar com mel ou com adoçante.
  • Suco de cidreira com limão: coloque dois copos de água filtrada para aquecer e desligue o fogo antes de levantar fervura. Faça o chá, colocando o saquinho na água quente e tampando por 5 minutos. Esprema um limão no colo do liquidificador, coloque 7 pedrinhas de gelo e depois o chá que acabou de fazer. Bata até dissolver todo o gelo. Adoce com adoçante ou mel e beba em seguida. Fica muito saboroso e além da propriedade calmante da cidreira, você aproveitará a vitamina C do limão.

Sobre o preparo básico dos chás: para preparar os chás calmantes corretamente e não perder nenhuma das suas propriedades, você deve aquecer a água mineral ou filtrada, até começar a levantar fervura. Quando começarem a aparecer as primeiras bolhinhas na água, desligue o foco, coloque ou o saquinho de chá ou a própria erva, e abafe por 5 minutos. Depois disso, retire o saquinho ou coe o chá. Beba em seguida. Grande parte dos chás calmantes tem um gosto muito agradável, você não precisará nem adoçar.

* Nunca tome nenhum medicamento sem a orientação médica e sempre que possível, opte pelo que é natural.

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