Os brotos são aliados da saúde e você pode e deve inseri-los no seu cardápio. Além de possuírem poucas calorias, os brotos têm teor baixíssimo de gordura e ainda contam com vários nutrientes e água em sua composição.

Como são ricos em fibras, os brotos auxiliam na digestão e melhoram o funcionamento intestinal, ajudando a eliminar toxinas do nosso corpo. Outro benefício é o combate aos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce, problemas cardíacos e alguns tipos de câncer, ajudando o nosso sistema imunológico.

Eles podem ser incluídos em saladas, pratos quentes e até sanduíches. São leves, nutritivos e contêm vitaminas e minerais. Como têm valor calórico baixo, podem ser consumidos à vontade, o que ajuda a saciar a fome, auxiliando em dietas de emagrecimento.

Só não são recomendados na dieta de pessoas com problemas renais, pois possuem alto teor de potássio. Quem sofre de Lúpus também não deve consumir brotos de alfafa, pois podem acentuar os sintomas.

Conheça os brotos e seus benefícios

Os brotos mais comuns são os brotos de alfafa, os brotos de bambu e os brotos de feijão. Enquanto os de alfafa ajudam a regular o intestino e eliminar toxinas, o de feijão possui cálcio, vitamina C e ferro, além de ser rico em proteínas. Já o broto de bambu, importado da culinária oriental, possui vitaminas B1, B2 e C. Ele também conta com proteína vegetal e cálcio, além de ser rico em fibras, aminoácidos e fósforo.

Conheça outros brotos que você pode incluir em suas refeições e que fazem muito bem à sua saúde:

  • Broto de brócolis: os fitoquímicos presentes nesse broto, juntamente com o indol 3 carbinol, previnem o aparecimento do câncer de mama, além de prevenir o crescimento de um tumor já existente.
  • Broto de quinoa: esse broto carrega muitos nutrientes, sendo considerado pela ONU um dos alimentos mais completos que existem. Só para ter uma ideia, são muitos minerais e vitaminas, além de proteínas, que se unem para auxiliar nosso sistema imunológico, nos nutrindo e nos deixando com mais disposição e energia. A lista é essa: ácido fólico, ferro, fósforo, zinco, potássio, manganês, magnésio, cobre do lado dos minerais, além de vitaminas do complexo B.
  • Broto de girassol: antioxidante e anti-inflamatório, o broto de girassol ainda ajuda a controlar o colesterol e a pressão.  Bom para prevenir doenças cardiovasculares, envelhecimento precoce e inflamações, auxiliando nossa imunidade.
  • Broto de trigo: rico em proteínas e carboidratos, o broto de trigo ainda contém ácido fólico, ômega-6 e várias vitaminas (complexo B e E) e minerais (manganês, ferro e magnésio). É nutrição e muita energia para nosso organismo, auxiliando a imunidade.
  • Broto de lentilha: bom para o fortalecimento muscular. Seu coração agradece! Esse broto tem ácido fólico, vitaminas C e E, ferro, potássio e fósforo. Quase ¼ de seus nutrientes são proteínas, o que pode ser uma boa alternativa para vegetarianos.
  • Broto de ervilha: também é uma alternativa para os vegetarianos que precisam de proteínas. Além da vitamina A, esse broto possui diversos minerais, como ferro, magnésio e potássio. Seus aminoácidos contribuem para a manutenção dos músculos e pele.
  • Broto de alfafa: ele é ótimo para o coração por promover o bom funcionamento vascular. Ajuda a controlar o colesterol, dissolvendo placas de gordura nas artérias por conta da substância sapopina, que também ajuda a regular o intestino e eliminar toxinas. Já seus esteróis vegetais ajudam nosso sistema imunológico. Suas vitaminas são A, B1, B3, B5, B6, B12, C, D, E e K. Os minerais são cobre, potássio, cálcio, selênio, zinco, ferro e magnésio.
  • Brotos de feijão: você pode encontrar vários tipos diferentes de feijão, mas os brotos mais comuns são o roxo, o mungo, o azuqui e o fradinho. O broto de feijão fradinho tem potássio e vitamina C, enquanto o roxo tem vitaminas do complexo B, ferro, potássio e cálcio. O broto de feijão azuqui, além de ferro e vitamina C, conta também com proteínas. O broto de feijão mungo, conhecido como feijão da índia, conta com vitaminas A e C, além de ferro e fósforo.

Receitas com brotos

A recomendação é de consumir os brotos in natura, mas muita gente orienta cozinhá-los antes de comer para evitar contaminação. O ideal é sempre lavá-los, deixando imersos em água. Além de limpar impurezas, isso preserva os seus nutrientes. Congelá-los está fora de cogitação.

O tempo de vida dos brotos gira em torno de uma semana, mas o ideal é consumi-los o mais rápido possível, para aproveitar o máximo seus nutrientes. Eles podem ser usados em saladas, sucos, sanduíches e até em pratos quentes, decorando e nutrindo.

Salada de broto de feijão

– 200 gramas de broto de feijão de sua escolha (muita gente compra como moyashi)
– palmito
– tomate
– alface ou rúcula
– cebola

Pique palmitos, tomates e cebolas como preferir. Para temperar você pode usar molho shoyu e azeite. Coloque sal a gosto, mas não exagere.

Broto de feijão com carne desfiada

– Compre carne de sua preferência (pode ser alcatra) na proporção das pessoas que comerão e fatie em pequenos pedaços (tiras). Para essa receita, usaremos 500 gramas de carne.
– 2 dentes de alho
– 2 colheres de sopa de molho de soja (shoyu)
– 2 colheres de sopa de óleo
– 1/3 de uma xícara de água
– 1 colher de sopa de amido de milho

Prepare a carne usando o óleo, os 2 dentes de alho amassados e o molho shoyu. Aqueça uma frigideira e jogue o óleo, acrescentando o alho e deixando fritar até dourar. Coloque a carne e refogue até as tiras ficarem macias. Agora basta colocar o shoyu, a água e o amido. Se quiser dar mais sabor, coloque alguma pimenta de sua preferência à gosto (pimenta do reino ou dedo-de-moça são boas opções). Mexa até o molho engrossar e depois é só tirar do fogo e servir.

Salada de brotos

– 1 xícara de broto de grão-de-bico
– 1 xícara de broto de trigo
– salsa picada a gosto
– 1 colher de sopa de molho de soja (shoyu)
– 1 colher de sopa de suco de limão
– 3 colheres de sopa de azeite

Misture todos esses ingredientes, adicionando os líquidos depois. Quando a mistura estiver bem homogênea, despeje em uma salada já pronta, como de alface ou rúcula, para compor o prato.

Salada de broto de alfafa

– broto de alfafa à vontade
– vinagre
– mostarda
– shoyu
– azeite
– queijo minas ou ricota

Misture o vinagre e a mostarda, quando a mistura estiver boa coloque o azeite e misture mais. Essa mistura tem que ficar com uma consistência parecida com maionese. Quando alcançar esse ponto, coloque um pouco de shoyu para dar mais gosto. Você pode adicionar pimenta do reino ou outros condimentos se quiser também.  Coloque os brotos de alfafa em um recipiente e tempere com mais azeite. Despeje um pouco do molho feito em cima dos brotos. Corte o queijo em cubos e coloque em cima dos brotos, temperando com mais molho. Deixe o resto do molho para ser servido à vontade na mesa.

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