Originária da índia, a berinjela se adaptou muito bem ao clima tropical. Embora existam várias espécies, a roxa é a mais comum nos pratos dos brasileiros. Se não bastasse o seu sabor agradável e os pratos diversificados que ela proporciona, a berinjela ainda é uma grande amiga da saúde, pois é rica em vários nutrientes essenciais para o organismo. É também uma ótima aliada de quem quer emagrecer ou de quem está com o colesterol alto, pois ajuda a regularizar o colesterol.

A berinjela vem sendo estudada, principalmente em forma de cápsula com extrato seco, para redução do colesterol sérico, por ser rica em água, fibras, cálcio, fósforo, potássio e magnésio, vitaminas A e do complexo B, vitamina C, saponinas, compostos fenólicos, flavonóides e glicoalcalóides.

E assim, com essa riqueza de nutrientes, a berinjela não faz só bem ao perfil lipídico mas, para outras coisas também. Mostraremos algumas delas a seguir:

Benefícios da berinjela

Há vários benefícios trazidos por esse fruto. Embora nem todos sejam cientificamente comprovados, tem-se a certeza de que colocar a berinjela no cardápio só ajuda na saúde.

Redução do colesterol: Mesmo os estudos referindo-se ao extrato seco da planta (o que deve ser recomendada apenas pelo médico) quem sofre com colesterol alto, pode fazer uso da berinjela. Ela deve ser consumida diariamente, principalmente por causa da sua casca roxa, pois é nela que estão depositadas a maioria dos nutrientes que favorecem a redução dos níveis de lipídios no sangue.

Hipertensão e diabete: Sua composição rica em fibras, ajuda tanto a regular o açúcar do sangue, quanto a pressão arterial.

Ótimo antioxidante: Para ter esse benefício, basta colocar a berinjela em sua alimentação diária.




Protege o coração: Rica em ácido fenólico, ela se torna uma grande aliada do coração. Colocá-la no cardápio diário ajuda a prevenir doenças coronárias.

Câncer: Os flavonóides presentes na berinjela reduzem o risco de câncer.

Indigestões e prisão de ventre: Muito rica em fibras, ela ajuda a regularizar todo o trato digestório. Para isso, deve-se comer a berinjela da maneira que preferir, ou fazer suco. Berinjela com laranja tem um sabor bastante agradável. Coloque duas laranjas descascadas, dois copos de água e meia berinjela média no copo do liquidificador. Bata bem até que toda a berinjela seja triturada. Beba sem coar.

Berinjela emagrece: Por ser muito rica em fibras, ela dá a sensação de saciedade no organismo, o que faz com que a pessoa coma menos

 

Receitas com berinjela

Se você não quer emagrecer e nem baixar o seu colesterol, pode aproveitar os nutrientes da berinjela fazendo receitas diversificadas. São saborosas e muito ricas em vitaminas e fibras.

  • Lasanha de berinjela: você vai precisar de 2 colheres de óleo, 3 berinjelas, pimenta do reino a gosto, 200 gramas carne moída, 200 gramas de queijo minas fresco, 1 cebola picada, 1 caixinha molho pronto, 2 colheres de queijo ralado e sal a gosto. Corte a berinjela no comprimento, em fatias, e ferva por três minutos. Refogue a carne com os temperos. Acrescente o molho. Monte a lasanha colocando uma camada da berinjela, uma do molho e uma do queijo. Leve ao forno até que o queijo derreta. Sirva quente.
  • Pasta de Berinjela com Azeitonas Pretas: você vai precisar de 5 berinjelas, 1 dente de alho amassado, 50 gr de azeitona preta picada, 1 colher de café de páprica doce, 1/2 xícara de chá de azeite de oliva, 4 colheres de sopa de cebolinha verde picada, um pacote de torrada e sal a gosto. Corte todas as berinjelas ao meio e depois pincele o miolo delas com o azeite. Coloque em uma travessa e leve ao forno médio por aproximadamente 30 minutos. Depois, retire a polpa com ajuda de uma colher Amasse toa da polpa com um garfo e espere esfriar bem. Misture os demais ingredientes (exceto as torradas). Está pronto, é só servir com as torradinhas.

Seja para emagrecer ou tratar alguma doença, o consumo de berinjela só traz benefícios. Há várias maneiras de fazê-la e é possível, a cada dia, ter um prato diferente com esse fruto. Coloque em seu dia a dia e aproveite os benefícios trazidos por ela.

 

REFERÊNCIAS

BASHO, S. M.; BIN, M. C.; Propriedades Dos Alimentos Funcionais E Seu Papel Na Prevenção E Controle Da Hipertensão E Diabetes. Interbio v.4 n.1 2010 – ISSN 1981-3775.

Gonçalves MCR, Diniz MFFM, Borba JDC, Nunes XP, Barbosa-Filho JM 2006. Berinjela (Solanum melongena L.) – mito ou realidade no combate as dislipidemias? Rev Bras Farmacogn 16: 252-257.

Gonçalves, M.C.R.; Diniz, M.F.F.M.D.; Dantas, A.H.G.; Borba, J.D.C. Modesto efeito hipolipemiante do extrato seco de Berinjela (Solanum melongena L.) em mulheres com dislipidemias, sob controle nutricional. Rev. Bras. Farmacogn. Braz J. Pharmacogn. 16(Supl.):dez. 2006.

Rique ABR, Soares EA, Meirelles CM 2002. Nutrição e exercício na prevenção e controle das doenças cardiovasculares. Rev Bras Med Esporte 8: 243-253.

Comente através do Facebook