A banana é aquela fruta coringa. Barata, todo mundo tem em casa, mas, ela nunca é o centro das atenções. Quando dá aquela fome, alguém vai lá e belisca uma bananinha, mas frutas como laranja, acerola, uva, limão, entre outras, são muito mais badaladas quando se fala em benefícios para a saúde.

Pois saiba que a banana é uma fruta completa, rica em vitaminas e minerais que pode ser consumida por qualquer pessoa, seja com o objetivo de ganhar aquela energia extra na hora de malhar, seja para fins de saúde mesmo.

Quem ainda pensa que banana engorda, está redondamente enganado. Ela faz é um bem danado para a sua saúde. Embora se diga por aí que a banana é uma fruta calórica, saiba que 100 gramas da fruta tem entre 87 kcal (maçã) a 128 kcal (da terra), dependendo da sua variação.

Ou seja, dá para incluir na alimentação diária sem estragar sua dieta. O ideal é consumir sempre em porções adequadas. Só não dá pra exagerar, basta lembrar-se da regra de que tudo em excesso faz mal.

E quais são os benefícios da banana?

São muitos nutrientes benéficos, como vitaminas e minerais essenciais para nosso organismo. A lista inclui vitaminas do complexo B, vitamina A, vitamina C, vitamina E, ácido fólico, potássio, ferro, magnésio e betacaroteno. Além disso, o açúcar da fruta é bom, não causa danos como o açúcar refinado e a banana ainda é rica em fibras.

Claro que a maior fama da banana não podia ficar de fora, que é a energia que ela dá. Os responsáveis são os hidratos de carbono encontrados nela, uma excelente fonte de energia vegetal. A banana é boa para dar energia para os adultos e para nutrir as crianças em desenvolvimento.

O potássio é outro mineral super benéfico e necessário. Além de ajudar o organismo a eliminar líquidos, equilibra o sódio que consumimos, ajudando a regular a pressão arterial. Por isso, quem é hipertenso, saiba que a banana é um santo remédio. O ideal é comer sempre uma banana no café da manhã, isso ajudará o organismo a ficar bem balanceado. O potássio ainda ajuda a tratar gota e diminui dores musculares e câimbras provenientes de exercícios físicos.

A banana também diminui o estresse e melhora o humor. Ela contém triptofano, aminoácido essencial para o organismo, que se converte em serotonina (conhecida como hormônio da felicidade). Por isso, melhora a depressão, nos tranquiliza e traz sensação de felicidade.

A banana traz benefícios para a mulher também, atenuando os sintomas da TPM e diminuindo as cólicas e dores abdominais e a retenção de líquidos, maior nesse período. O triptofano ajuda a melhorar o ânimo e acalmar os nervos e a vitamina B6 proporciona um efeito positivo no nível de açúcar do sangue.

Pra completar, ela ajuda a regular nossas funções intestinais, combatendo a prisão de ventre. O responsável é a pectina, fibra que ajuda a digestão e elimina toxinas do organismo, reduzindo os gases, inchaço do corpo e a distensão abdominal, ou seja, ajuda a diminuir a barriguinha.

Banana engorda?

Mito! Dizer que banana engorda é uma lenda antiga, já derrubada há anos. Na verdade a banana não possui gordura e o açúcar que a fruta contém é o chamado “açúcar bom”, que é transformado em glicose essencial para o organismo ter energia no dia a dia.

Bananas têm entre 90 e 150 calorias e a quantidade de carboidratos de uma banana média gira em torno de 19 a 30. Como a maior parte das calorias vêm dos carboidratos, que são ou açúcares simples ou amido, comer duas bananas por dia não vai te engordar. O problema é comer muito mais que isso, o que não é recomendado por especialistas.

Na hora de comprar, não importa o tipo de banana, todas trazem benefícios igualmente. A única dica é ver o ponto certo da fruta. Procure escolher as com casca amarela, um pouco esverdeada, sem muitas manchas marrons ou “machucados”. O bom de se comprar levemente verde é que ela amadurece rápido, então não vai estragar tão rapidamente em casa.

Porém, o ideal é consumir a banana madura mesmo. A recomendação diária de frutas são de três porções. Tente variar as frutas, pois cada uma trará benefícios diferentes e que são essenciais para nosso organismo.

REFERÊNCIAS

Lima, A.G.B.; Nebra,S.A. Queiroz,M.R.; Aspectos Científico E Tecnológico Da Banana Revista Brasileira De Produtos Agroindustriais, Campina Grande, V.2, N.1, P.87-101, 2000.

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