Está mais do que comprovado que comer de forma saudável contribui em muitos aspectos para o nosso bem-estar. Por isso, frutas, verduras e legumes devem sempre constar do nosso cardápio diário. Ultimamente tem-se falado muito na inclusão de sementes na nossa alimentação. Pois bem, a linhaça é uma semente que deve ser incluída na dieta do dia a dia, pois é um alimento poderoso e que contribui para a prevenção de diversas doenças. Além disso, a linhaça é um alimento funcional, ou seja, ele ajuda no bom funcionamento do organismo humano. Qualquer pessoa pode comer linhaça, até quem deseja emagrecer. Sim, a linhaça ajuda a perder peso. Assim sendo, que tal comer algo saudável e ainda perder peso? Se esse é um dos seus objetivos, então não perca tempo, comece agora mesmo a inserir a linhaça na sua alimentação diária.

Veja a seguir os benefícios da linhaça para a saúde:

1) Ajuda a regular o intestino
Muitas pessoas sofrem de prisão de ventre, por isso a recomendação é comer semente de linhaça, pois ela atua como um laxante natural.

2) Ajuda a emagrecer
Além de comer frutas, verduras e legumes, uma alimentação saudável também deve incluir fibras. E a linhaça é uma excelente fonte de fibras. Mas, por que ela ajuda a emagrecer? Por que as fibras prolongam o estado de saciedade. Assim sendo, quem come linhaça demora mais tempo a sentir fome novamente. Mas, lembre-se que a linhaça deve estar bem triturada para facilitar a digestão. Além disso, a linhaça não vai fazer milagre, ou seja, para emagrecer é preciso aliar alimentação saudável e exercícios físicos regulares.

3) Ajuda a controlar os níveis de colesterol
Para que a sua saúde esteja em bom estado, o ideal é que a sua taxa de HDL (bom colesterol) esteja em alta e o seu LDL (mau colesterol) em baixa. A linhaça pode contribuir para a redução do mau colesterol devido a grande concentração de ômega-3 e ômega-6 e gorduras monoinsaturadas (reduz os níveis de LDL no sangue, enquanto estimula o aumento dos níveis do HDL).

4) Ajuda a manter a pele mais saudável
Segundo pesquisas, no grão da linhaça há compostos como o ômega-3 que atua nas membranas celulares, contribuindo com a integridade da epiderme. O consumo regular de semente de linhaça deixa a pele mais hidratada e suave. Em caso de espinhas, não se esqueça de incluir a linhaça em sua alimentação.

5) Reduz a retenção de líquidos
Às vezes você pensa que está acima do peso, no entanto, o seu organismo está retendo líquidos além do normal, causando um inchaço do corpo. Como a linhaça possui efeito desintoxicante, ela facilita o processo de redução do inchaço.

6) Dá mais energia e vitalidade
Para o dia a dia, nada melhor do que ingerir alimentos que nos dão energia e ajudam a ter mais vitalidade para realizar as tarefas, e a recuperar a fadiga muscular.

7) Ajuda no combate do câncer
A alimentação saudável ajuda no combate do câncer, então inclua a linhaça no seu dia a dia. Ela é capaz de diminuir o risco de tumores, como de cólon, próstata e mama.

8) Alivia sintomas da TPM (Tensão Pré-Menstrual)
Ajuda no equilíbrio hormonal, já que o grão da linhaça é rico em “lignana”, substância que imita a ação do estrógeno, o hormônio feminino. No período pré-menstrual ou na menopausa, quando as mulheres apresentam baixa taxa de estrógeno, a linhaça age como se fizesse uma reposição natural desse hormônio. Consequentemente, a semente de linhaça ajuda na prevenção de ondas de calor e fraqueza emocional.

9) Regula os níveis de açúcar no sangue
Assim como é importante reduzir a quantidade de sal ingerida diariamente, também é fundamental não exagerar na quantidade de açúcar. Além do mais, a linhaça é ótima para os diabéticos.

10) Fortalece o sistema imunológico
O fortalecimento do sistema imunológico é importante para diminuir o risco de contrair doenças. A linhaça atua, por exemplo, na redução de manifestações alérgicas, além de contribuir com o tratamento de gripes e resfriados.

Comente através do Facebook